Você está aqui
Home > Matérias > Invenções surpreendentes que irão inovar a Medicina

Invenções surpreendentes que irão inovar a Medicina

Até onde pode ir a tecnologia na criação de dispositivos para ajudar o ser humano a viver melhor? Confira a seguir 2 invenções surpreendentes que vão ajudar imensamente a Medicina.

O dispositivo eletrônico que irá prevenir ataques cardíacos

1Esta admirável membrana eletrônica que se assemelha a uma luva irá cobrir toda a área do músculo cardíaco com uma rede de sensores extremamente sensíveis.

Os pesquisadores da Universidade de Illionois e da Universidade de Washington nos EUA utilizaram a tecnologia de computadores e impressoras 3d para criar a membrana eletrônica.

Como experimento, os cientistas criaram um protótipo da membrana eletrônica e usaram para cobrir um coração de coelho. A espécie de “luva eletrônica” incrivelmente manteve o coração do coelho batendo em boas condições fora do seu corpo.  No entanto, o coração foi mantido em um recipiente repleto de oxigênio e nutrientes.

2De acordo com os pesquisadores esta membrana eletrônica promete facilmente substituir os tradicionais desfibriladores e, graças a sua tecnologia de imagem de alta resolução, substituir os equipamentos utilizados para realizarem exames.

Igor Efimov, da Universidade de Washington, explica que a membrana é capaz de notar quando o ataque cardíaco ou arritmia cardíaca irá ocorrer.  A invenção irá aplicar estímulos elétricos em diversas regiões e parar o ataque cardíaco.

Atualmente o dispositivo eletrônico é somente utilizado nas pesquisas científicas relacionadas ao sistema cardíaco e circulatório. Mas, espera-se que no futuro o dispositivo possa ser usado para ajudar pacientes que apresentam um alto risco de insuficiência cardíaca.

Os Parafusos de Seda 

silk-screwsCriados por Samuel Lin da Universidade de Harvard e David Kaplan da Universidade de Tufys em Massachusetts, EUA, esses parafusos de seda, oriundos de proteínas obtidas de casulos de bicho-da-seda, são mais fortes do que parecem, eles podem corrigir problemas ósseos e fraturas.

Segundo os cientistas, essa é a melhor alternativa para substituir as peças de metal utilizadas no reparo de ossos quebrados.

As placas e parafusos de metal são usadas quando um osso é fraturado para fixar e religar as partes rompidas. No entanto, além de serem desconfortáveis essas peças podem gerar risco de infecção.

Os pesquisadores explicam que a composição e rigidez da seda é semelhante a dos ossos e, além disso, ela é absorvida pelo organismo.

Por enquanto os parafusos de sedas foram utilizados apenas em ratos. Os pesquisadores esperam avançar na pesquisa. No entanto, esse já é um grande passo na medicina e na resolução de problemas relacionados ao sistema esquelético.

Deixe uma resposta

Topo