Perspectivas de mercado de implantes para 2015 após aquisição de 100% da Neodent pela Straumann

BOC – Há quanto tempo está no Brasil e qual o objetivo de sua vinda?
Matthias Schupp – Esta é minha segunda vez no Brasil, a primeira foi no ano de 1981, quando meus pais moraram no Rio de Janeiro, onde terminei a minha parte escolar na Escola Corcovado, antes de voltar para os estudos na Alemanha. Após isso, durante o Co
ngresso de 20 (vinte) anos da Neodent (Neodent Congress), em 2013, visitei Curitiba pela primeira vez. Na época a Straumann tinha participação de 49% na Neodent. Aceitei o convite por parte do Dr. Geninho para fazer parte da Equipe como a primeira pessoa da Straumann e mudei para Curitiba em Janeiro de 2014. Em 2015 assumi como CEO da empresa. O objetivo principal da minha vinda ao país foi de promover a integração das duas corporações (depois de sete anos em Basel como Regional Head Europe conhecia a Straumann na Suíça muito bem), potencializando a troca de informações e experiências, a fim de gerar relações ganha-ganha para as duas empresas, a partir da união de ambas.

BOC – Por que a Straumann decidiu antecipar a compra da segunda parte da Neodent, prevista para 2018?
Matthias – Desde o início, em 2012, tivemos uma “Call Option” (a possibilidade de adquirir 100% das ações em duas etapas), deixando em aberto a opção de aumentar a participação. Durante o período que tivemos para conhecer ambas filosofias ficamos encantados com as possibilidades de crescimento conjunto, que também requer mais investimento (cada expansão em um novo pais é muito caro). Então, para fazer estes investimentos, como também buscar todas as sinergias, juntas, as famílias Thomé e Straumann, tomaram a decisão de antecipar o aumento de participação na Neodent para 100%. Todos nós estamos muito felizes com a parceria entre as empresas Neodent e Straumann. Eu, particularmente, estou honrado em fazer parte deste momento que agora atinge outro estágio: a aquisição total da Neodent. A aquisição amplia a liderança global da Straumann na implantodontia e faz com que o grupo seja um dos mais importantes concorrentes globais no segmento value. Em resumo, unimos duas empresas de alta qualidade, uma líder mundial e a outra líder na América Latina, no segmento de implantes dentários. Esta é, certamente, uma parceria que colaborará com o crescimento de todos: se por um lado a Straumann passa a ter mais força na América Latina, por outro a Neodent, por meio da plataforma Instradent, ganha novos mercados internacionais. Os clientes também se beneficiam, as duas filosofias se mantêm, continuam fortes e sempre em busca de oferecer a mais alta tecnologia e qualidade de produtos, cada uma em sua área.

BOC – Dr. Geninho Thomé permanecerá 2 (dois) anos como líder científico. Qual a importância dele para o business?
Matthias – Dr. Geninho Thomé é um dos grandes nomes da implantodontia. Se considerar o mercado nacional, diria que ele é, sem dúvida, o profissional que mais realizou pelo segmento. O conhecimento dele é que tornou a Neodent não só uma das maiores, mas uma das melhores empresas do setor. Uma das condições da aquisição da Neodent pela Straumann foi a permanência dele como Presidente Científico. Acreditamos que ele ainda tem muito a contribuir na área de pesquisa e desenvolvimento. A propósito, nós temos um contrato com ele de dois anos, mas isto não significa que ele não vá ficar mais tempo! Me encanta trabalhar com ele.

BOC – Qual sua visão do mercado de implantes brasileiro e no mundo?
Matthias – O mercado de implantes dentários global é muito atraente e oferece oportunidades significativas de crescimento. Com a Neodent, o Grupo Straumann se tornará líder global no ramo da implantodontia, e nós temos um grande potencial para ampliar essa liderança. Falando do mercado citatmattbrasileiro, ele é o segundo maior do mundo, tendo apenas os EUA à frente. O Brasil é um país onde as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde e estética, mercado onde a Neodent está presente. Dentro do planejamento traçado para a Neodent nos próximos anos, analisamos que podemos crescer ainda muito mais no país. Temos tecnologia e capacidade fabril para isso. De forma geral, nossas expectativas são altas. Nós continuaremos a oferecer inovações e excelentes produtos e, respaldados cientificamente, queremos ser uma empresa que proporciona aos profissionais soluções totais para substituição de dentes.

BOC – Sob sua visão, qual a perspectiva do mercado para 2015?
Matthias – Você gostaria de ouvir a palavra “crise” agora! Eu acho que o mercado segue em uma linha muito interessante mesmo que 2015 seja um pouco mais difícil. Eu estou muito contente com as duas empresas, Straumann e Neodent, neste mercado. Ficamos com bom crescimento e estamos muito otimistas para o futuro – o Brasil será o mercado mais importante pelo menos nos próximos 10 (dez) anos.

BOC – Em linhas gerais, como o cirurgião dentista deve enxergar as duas empresas, Straumann e Neodent no Brasil? Há intenção de unificação das operações no Brasil, mesmo que somente em logística?
Matthias – Vamos manter a Neodent como empresa brasileira, com sua filosofia e trajetória de sucesso, separada da filosofia e trajetória da Straumann, que se mantém. Queremos conservar as duas propostas para nossos clientes. No mercado as duas marcas são concorrentes. O que faremos é o que chamamos de projeto “Cold Fusion”. Esse projeto é basicamente a integração de nossas duas equipes que, agora, passam a fazer parte de uma única grande família. Receberemos, nos próximos meses, a equipe Straumann Brasil em Curitiba (atualmente, a base Straumann está em São Paulo), para unir as operações invisíveis aos clientes e otimizar cada vez mais o trabalho de todos. Mas isso também não é novidade para nossa equipe, pois já temos tratado do tema em várias reuniões internas. Escolhemos Curitiba, pois é a cidade onde tudo é fabricado, onde a Neodent está, e que, agora, passa também a ser a casa da família Straumann na América Latina (eu tenho aqui também a minha equipe Regional LATAM). Curitiba se torna, então, o centro de onde controlamos as operações das duas empresas, em nosso continente.

BOC – Quais os objetivos para América Latina ao que se refere à Straumann?
Matthias – Como citado anteriormente, estamos aproveitando o que cada empresa tem de melhor. No caso da expansão da América Latina para a Straumann, o conhecimento de mercado e atuação da Neodent será de grande valia para a marca Straumann. Em 2015 demos o pontapé inicial, em Agosto vamos inaugurar a nossa subsidiária da Colômbia em Bogotá, unidade que será responsável pelo atendimento deste país do Equador, Peru e Venezuela. Em 01 de Novembro vamos inaugurar uma filial na Argentina, em Buenos Aires, subsidiária responsável pelo Chile e Uruguai também. A partir de Junho vamos unir as subsidiárias da Neodent e da Straumann no México em uma única empresa, que será responsável por toda a América Central. O objetivo de abrir subsidiárias é de estreitar laços de relacionamento com os clientes, oferecendo soluções cada vez mais completas e eficientes às demandas de cada país. Entendemos que a proximidade nos permitirá conhecer cada vez mais nossos clientes e suas demandas. Ninguém melhor que nós mesmos pode oferecer esse serviço aos profissionais. Na América Latina vamos nos basear em quatro pilares: Brasil, como sede localizada em Curitiba-PR, Argentina como subsidiária localizada em Buenos Aires, atendendo Chile e Uruguai, México com a subsidiária no Distrito Federal, atendendo toda a América Central, e Colômbia, com sede em Bogotá, atendendo Equador e Peru e Venezuela.

BOC – Quais os objetivos mundiais ao que se refere à Neodent?
Matthias – Complementando a resposta anterior, a Neodent está investindo na expansão internacional. Além das filiais na América Latina, pretendemos, até o início do próximo ano, firmar sede no Canadá. Sabemos que é difícil abrir, mais de quatro a cinco unidades por ano por questões administrativas, mas, os planos para 2016 já existem e a internacionalização segue!

BOC – Como a Straumann se posiciona no Brasil em relação à crise econômica, com forte aumento no franco suíço. Como esse aumento reflete no produto no Brasil, além das grandes taxas alfandegárias já conhecidas?
Matthias – Crise? Bom, a Straumann começou 2013 com um novo posicionamento. Eu acredito que hoje no segmento premium a Straumann possui o melhor produto, além de ter uma oferta muito competitiva e atrativa – você hoje não paga mais para ter um implante Straumann no Brasil se comparado com a Suíça, e isso é um grande avanço – nós chamamos de “transparent pricing”.

BOC – Por que a escolha do BOC como parceiro clínico e científico?
Matthias – O objetivo da parceria é contribuir para a compreensão de uma série de procedimentos cirúrgico/protéticos de alta e baixa complexidade. Para isso, precisávamos de um parceiro que tivesse qualidade e excelência nas suas entregas, atuasse com ética e dinamismo no mercado e tivesse uma filosofia de conduta próxima ao que a Neodent acredita. Diante deste cenário, a BOC apareceu como parceiro estratégico fundamental.

BOC – Qual o seu maior desafio como CEO da maior empresa de implantes no Brasil?
Matthias – Hoje, a Neodent já é a maior empresa do segmento no país e na América Latina e o desafio está justamente na responsabilidade desta posição. Temos que, ao mesmo tempo, manter e conquistar novos espaços, motivar a equipe, trazer mais qualidade de vida aos colaboradores e incentivar o desenvolvimento de um ambiente interno multicultural. São variáveis que estão presentes em nossa rotina diária. Ao mesmo tempo eu gostaria ficar cada dia mais perto dos nossos clientes, não somente oferecendo os melhores produtos como também melhorando nosso serviço. Tarefas difíceis, mas não impossíveis – por isso estamos aqui.

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